- Engenharia & Construção
- Ambiente
- Telecomunicações
- Energias renováveis
- Ventures
- Real estate
Respeito. (do lat. respectu) s.m. 1. ato ou efeito de respeitar; 2. consideração; apreço; 3. deferência; acatamento; veneração; 4. homenagem; culto; 5. relação; referência…
Acreditamos que todos devem ser respeitados pelo seu trabalho, pelas suas atitudes, opiniões e opções.
Rigor. (do lat. rigore) s.m. 1. dureza; força; 2.fig., severidade; pontualidade; exatidão.
Não existe "mais ou menos nivelado", "mais ou menos aprumado", "mais ou menos limpo" ou "mais ou menos seguro", mas sim "nivelado", "aprumado", "limpo e seguro". O rigor reflete-se nos nossos procedimentos, no horário e nas regras a cumprir. Ser severo, do ponto de vista dos princípios e da moral, é ser rigoroso.
Paixão. (do lat. passione) s.f. 1. sentimento intenso e geralmente violento (de afeto, alegria, ódio, etc.) que dificulta o exercício de uma lógica imparcial; 2. objeto desse sentimento; 3. grande predileção; 4. parcialidade; 5. grande desgosto; sofrimento imenso…
Sob o signo da paixão - texto da poetisa Regina Guimarães - é o nosso ícone. Paixão é ter grande entusiasmo por alguma coisa, ânimo favorável ou contrário a algo.
É a sensibilidade que um engenheiro ou arquiteto transmite através de uma obra.
Paixão é a entrega a um projeto. Paixão é um estado de alma quente.
Lealdade. (do lat. legalitate) s.f. qualidade de leal; fidelidade; sinceridade.
Respeito aos princípios e regras que norteiam a honra e a probidade. Fidelidade dos compromissos e contratos assumidos, presença de caráter.
Ser leal com os parceiros de negócio, com quem de nós depende e de quem dependemos. Ser confiável por ser leal.
Solidariedade. (do lat. solidare) s.f. 1. qualidade de solidário; 2. responsabilidade recíproca entre elementos de um grupo social, profissional, etc.; 3. sentimento de partilha de sofrimento alheio.
Ser solidário é ser amigo, é estender a mão com generosidade genuína, é levar alegria e calor humano a quem de alguma forma está marginalizado. Ser solidário é ser mais humano. Uma empresa solidária é reconhecida como uma empresa justa e não egoísta. Uma empresa solidária é preferida nos negócios. É uma empresa mais competitiva. O voluntariado é um veículo para a solidariedade. É moderno, justo, culto, amigo, é um gesto nobre e de elevação moral.
Coragem. (do lat. coraticum) s.f. 1. bravura face a um perigo, intrepidez, ousadia; 2. força moral ante um sofrimento ou revés; 3. [fig.] energia na execução de uma tarefa difícil, perseverança.
A coragem é essencial na nossa vida. Coragem para enfrentar situações menos simpáticas nos temas mais difíceis, não esperando resoluções ao acaso.
É um valor que devemos evidenciar por oposição ao medo, à cobardia e à preguiça. Coragem para reagir a uma crítica não com uma atitude de desmotivação ou tristeza, mas antes procurar o meio e a ação para superar o seu motivo. Recomenda-se muito este tipo de coragem, que é também uma coragem intelectual.
Ambição. (do lat. ambitione) s.f. 1. desejo veemente de riqueza, honras ou glórias; 2. expectativa em relação ao futuro, aspiração; 3. cobiça, ganância.
Anseio veemente de alcançar determinado objetivo. Ambição para não nos resignarmos. Ambição por tirar o maior potencial de nós próprios. Ambição para nos merecermos. Ambição para sermos atletas na nossa profissão de alta competição. Ambição para bater as nossas marcas. Ambição para fazermos os melhores negócios com o máximo de valor à custa da mais alta competência e eficiência.
Estética. (do grego aisthetiké, «sensitivo») n.f. 1. FILOSOFIA ramo da filosofia que estuda o belo e a natureza dos fenómenos artísticos; 2. estilo próprio de um autor, época, etc.; 3. harmonia de formas e cores, beleza; 4. conjunto de técnicas e tratamentos que têm por objetivo o embelezamento do corpo.
Optamos por fundar a economia da empresa numa imagem culta, cosmopolita e cool. Estética porque é um estado de ser com charme. Estética porque somos sustentáveis e respeitamos o planeta. Estética porque somos sensíveis. Estética porque sim.
Responsabilidade. (do lat. respondere) s.f. obrigação de responder pelas ações próprias, pelas dos outros ou pelas coisas confiadas.
Temos de ter a certeza que, perante uma escolha, escolhemos o que é melhor para os dois e não apenas o melhor para cada um. Cada trabalhador é responsável pela sua atividade negociada e corresponsável se o colega não cumprir a sua, impedindo o objetivo comum. Uma equipa é o conjunto - é o todo. No jogo empresarial, como no social ou familiar, todos têm de cumprir na sua posição relativa e todos devem contribuir para que, por omissão, não permitamos que um dos nossos não seja um dos nossos.

Construir
Indústria. Em vésperas do arranque da feira BAU, em Munique, o grupo dst anunciou o lançamento da nova marca de janelas minimalistas. Com design e tecnologia de ponta, a nova fábrica deverá começar a laborar em março, prevendo-se que atá 2030 a nova unidade contribua com 30 milhões de euros para as contas da Bysteel, empresa de construção metálica do grupo de Braga, cuja atividade conheceu em 2024 um forte impulso.
‘‘A Lyrical nasce como consequência natural do crescimento da Bysteel, respondendo às exigências identificadas ao longo dos anos. Ao longo da sua trajetória, a Bysteel reconheceu que, embora fosse uma referência sólida no mercado das estruturas metálicas e fachadas, o segmento de luxo e as janelas de design permaneciam por explorar, especialmente no que toca às soluções minimalistas”, André Pereira, diretor geral da Lyrical.
A marca em março a produção da Lyrical, a nova fábrica do grupo dst, dedicada à produção de janelas minimalistas. A sua apresentação teve lugar na BAU, em Munique. Uma estreia auspiciosa com angariação de obras que no mercado nacional quer no Dubai.
A Lyrical é uma marca da Bysteel fs, representa um investimento de 15 milhões de euros, “com uma unidade industrial independente e um departamento técnico especializado, o que lhe confere autonomia e excelência nas suas operações”, garante ao construir André Pereira, director geral da Lyrical. A fábrica da Lyrica, cujo projecto de arquitectura tem a assinatura de Eduardo Souto Moura, conta com aproximadamente 10.000 m2 está projectada e organizada de forma eficiente para optimizar o fluxo produtivo e minimizar desperdícios e ineficiência em toda a cadeia de produção, desde a recepção à expedição do material transformado. “A Lyrical nasce como consequência natural do crescimento da Bysteel, respondendo às exigências identificadas ao longo dos anos. Ao longo da sua trajectória, a Bysteel reconheceu que, embora fosse uma referência sólida no mercado das estruturas metálicas e fachadas, o segmento de luxo e as janelas de design permaneciam por explorar, especialmente no que toca às soluções minimalistas. Foi concebida para responder a esta lacuna, e para oferecer soluções que combinam de forma harmoniosa o design com a eficiência térmica, elevando a janela a uma nova relevância no contexto arquitectónico”, justifica André Pereira.
Das instalações da Lyrical em Braga, sairão janelas minimalistas, de alta performance térmica, “a melhor do mercado europeu”, garante André Pereira, que destaca ainda “o design e estética inovadores e a customização, personalização e modularidade”, do produto. A perspetiva é que o volume de negócios da marca chegue aos 30 milhões de euros até 2030, impulsionado quer pela expansão para novos mercados, Estados Unidos da América (de notar que a entrevista foi concedida antes da guerra de tarifas lançada pelo novo Presidente norte americano), quer pelo estabelecimento de "parcerias estratégicas que reforçarão a nossa presença global”, garante o diretor geral da Lyrical.
“A inovação e a sustentabilidade estão no centro da nossa estratégia. são pilares simbióticos essenciais que potenciam a excelência e a vanguarda e nos conferem a competitividade para atuar no cenário global das obras de maior exigência e elegância. Temos um investimento significativo num portfólio diversificado de projetos de desenvolvimento de novos materiais e produtos inovadores” Rodrigo Araújo, diretor geral da Bysteel e Bysteel fs
CRESCIMENTO DA BYSTEEL A aposta nos mercados internacionais não surpreende e segue a estratégia da empresa que serve de chapéu à marca. Mais de 90% da faturação da Bysteel, onde se inclui a Bysteel fs, são provenientes do mercado externo. Na linha da frente estão os mercados de França, Reino Unido, Luxemburgo, Países Baixos e Angola. Em 2024 as empresas do grupo dst na área da construção metálica terão registado uma faturação de perto de 70 milhões de euros (resultados provisórios), bem acima dos 42,7 milhões de euros de faturação registados em 2023. “Em 2024 deparamo-nos com alterações nos mercados em atuamos. Notamos alguma recuperação da economia em Angola, com o investimento público a aumentar, o que nos permitiu voltar a ter uma carteira generosa nesse mercado”, justifica ao CONSTRUIR Rodrigo Araújo. Para as contas da empresa contribuiu ainda o arranque da sua primeira obra no Luxemburgo, a nova sede que o gigante mundial do aço, ArcelorMittal, está a construir no município de Kirchberg, cuja adjudicação foi anunciada pela empresa portuguesa em outubro.
“A inovação e a sustentabilidade estão no centro da nossa estratégia. São pilares simbióticos essenciais que potenciam a excelência e a vanguarda e nos conferem a competitividade para atuar no cenário global das obras de maior exigência e elegância. Temos um investimento significativo num portfólio diversificado de projetos de desenvolvimento de novos materiais e produtos inovadores como são exemplo o vidro com incorporação de eletrónica de última geração e os novos sistemas de caixilharia minimalista de alto desempenho, lançados recentemente sob a nova marca Lyrical, que evidencia o resultado deste esforço”, argumenta o diretor geral da Bysteel.
FOCO NA CONSTRUÇÃO MODULAR
A aposta na nova unidade da marca Lyrical faz parte de uma estratégia mais ampla que nasce no âmbito da aposta da agenda mobilizadora R2U Technologies. Neste âmbito “em termos de investimento podemos referir que no global da agenda já foi reportado cerca de 50% do orçamento previsto. No que respeita aos trabalhos executados, os parceiros encontram-se todos a trabalhar no sentido de se desenvolverem com sucesso os 18 PPS (Produtos, Processos e Serviços) previstos. Alguns dos produtos já se encontram desenvolvidos e lançados no mercado (a caixilharia minimalista e OS PODs são exemplos) e grande parte dos restantes estão em fase de prototipagem e testes”, avança André Pereira. A área da construção modular do grupo dst deverá conhecer novos desenvolvimentos ao longo de 2025, não só por via da atividade da Lyrical mas também com a edificação no campus do grupo em Braga, do protótipo à escala real, o Living Lab.
“Como desafios para 2025, temos o maior enfoque na Bysteel fs, onde neste momento temos uma carteira de obras mais pequena. Na Lyrical, como nova marca, queremos neste ano de 2025 apostar em vários mercados, como França, UK, Suíça, México, Canadá, Dubai, entre outros. Temos como objetivo conquistar o mercado desta nova marca. Queremos consolidar os negócios das empresas, apesar da retração do mercado da construção. Queremos arranjar formas para contrariar as tendências. Pretendemos, também, a consolidação do mercado do Luxemburgo e manter a atividade em Angola, outro enorme desafio comercial para 2025, tendo em conta o baixo andamento e até a suspensão de alguns negócios que temos em negociação”, enumera Rodrigo Araújo diretor geral da Bysteel e Bysteel fs.