• Engenharia & Construção
  • Ambiente
  • Telecomunicações
  • Energias renováveis
  • Ventures
  • Real estate
Explore as nossas áreas de negócio
As grandes histórias escrevem-se com valores no coração dos homens.
Explore os nossos valores...
Fotografia por Luís Pinto, finalista do Prémio Emergentes dst 2011.

Respeito. (do lat. respectu) s.m. 1. ato ou efeito de respeitar; 2. consideração; apreço; 3. deferência; acatamento; veneração; 4. homenagem; culto; 5. relação; referência…

Acreditamos que todos devem ser respeitados pelo seu trabalho, pelas suas atitudes, opiniões e opções.

Fotografia por Mila Teshaieva, finalista do Prémio Emergentes dst 2011.

Rigor. (do lat. rigore) s.m. 1. dureza; força; 2.fig., severidade; pontualidade; exatidão.

Não existe "mais ou menos nivelado", "mais ou menos aprumado", "mais ou menos limpo" ou "mais ou menos seguro", mas sim "nivelado", "aprumado", "limpo e seguro". O rigor reflete-se nos nossos procedimentos, no horário e nas regras a cumprir. Ser severo, do ponto de vista dos princípios e da moral, é ser rigoroso.

Fotografia por , finalista do Prémio Emergentes dst 2012.

Paixão. (do lat. passione) s.f. 1. sentimento intenso e geralmente violento (de afeto, alegria, ódio, etc.) que dificulta o exercício de uma lógica imparcial; 2. objeto desse sentimento; 3. grande predileção; 4. parcialidade; 5. grande desgosto; sofrimento imenso…

Sob o signo da paixão - texto da poetisa Regina Guimarães - é o nosso ícone. Paixão é ter grande entusiasmo por alguma coisa, ânimo favorável ou contrário a algo.
É a sensibilidade que um engenheiro ou arquiteto transmite através de uma obra.
Paixão é a entrega a um projeto. Paixão é um estado de alma quente.

Fotografia por Jakub Karwowski, finalista do Prémio Emergentes dst 2012.

Lealdade. (do lat. legalitate) s.f. qualidade de leal; fidelidade; sinceridade.

Respeito aos princípios e regras que norteiam a honra e a probidade. Fidelidade dos compromissos e contratos assumidos, presença de caráter.
Ser leal com os parceiros de negócio, com quem de nós depende e de quem dependemos. Ser confiável por ser leal.

Fotografia por Ian Lieske, finalista do Prémio Emergentes dst 2011.

Solidariedade. (do lat. solidare) s.f. 1. qualidade de solidário; 2. responsabilidade recíproca entre elementos de um grupo social, profissional, etc.; 3. sentimento de partilha de sofrimento alheio.

Ser solidário é ser amigo, é estender a mão com generosidade genuína, é levar alegria e calor humano a quem de alguma forma está marginalizado. Ser solidário é ser mais humano. Uma empresa solidária é reconhecida como uma empresa justa e não egoísta. Uma empresa solidária é preferida nos negócios. É uma empresa mais competitiva. O voluntariado é um veículo para a solidariedade. É moderno, justo, culto, amigo, é um gesto nobre e de elevação moral.

Fotografia por Clarence Gorton, finalista do Prémio Emergentes dst 2012.

Coragem. (do lat. coraticum) s.f. 1. bravura face a um perigo, intrepidez, ousadia; 2. força moral ante um sofrimento ou revés; 3. [fig.] energia na execução de uma tarefa difícil, perseverança.

A coragem é essencial na nossa vida. Coragem para enfrentar situações menos simpáticas nos temas mais difíceis, não esperando resoluções ao acaso.
É um valor que devemos evidenciar por oposição ao medo, à cobardia e à preguiça. Coragem para reagir a uma crítica não com uma atitude de desmotivação ou tristeza, mas antes procurar o meio e a ação para superar o seu motivo. Recomenda-se muito este tipo de coragem, que é também uma coragem intelectual.

Fotografia por Filipa Alves, finalista do Prémio Emergentes dst 2011.

Ambição. (do lat. ambitione) s.f. 1. desejo veemente de riqueza, honras ou glórias; 2. expectativa em relação ao futuro, aspiração; 3. cobiça, ganância.

Anseio veemente de alcançar determinado objetivo. Ambição para não nos resignarmos. Ambição por tirar o maior potencial de nós próprios. Ambição para nos merecermos. Ambição para sermos atletas na nossa profissão de alta competição. Ambição para bater as nossas marcas. Ambição para fazermos os melhores negócios com o máximo de valor à custa da mais alta competência e eficiência.

Fotografia por Scarlett Coten, finalista do Prémio Emergentes dst 2011.

Estética. (do grego aisthetiké, «sensitivo») n.f. 1. FILOSOFIA ramo da filosofia que estuda o belo e a natureza dos fenómenos artísticos; 2. estilo próprio de um autor, época, etc.; 3. harmonia de formas e cores, beleza; 4. conjunto de técnicas e tratamentos que têm por objetivo o embelezamento do corpo.

Optamos por fundar a economia da empresa numa imagem culta, cosmopolita e cool. Estética porque é um estado de ser com charme. Estética porque somos sustentáveis e respeitamos o planeta. Estética porque somos sensíveis. Estética porque sim.

Fotografia por Karl Erik Brondbo, finalista do Prémio Emergentes dst 2011.

Responsabilidade. (do lat. respondere) s.f. obrigação de responder pelas ações próprias, pelas dos outros ou pelas coisas confiadas.

Temos de ter a certeza que, perante uma escolha, escolhemos o que é melhor para os dois e não apenas o melhor para cada um. Cada trabalhador é responsável pela sua atividade negociada e corresponsável se o colega não cumprir a sua, impedindo o objetivo comum. Uma equipa é o conjunto - é o todo. No jogo empresarial, como no social ou familiar, todos têm de cumprir na sua posição relativa e todos devem contribuir para que, por omissão, não permitamos que um dos nossos não seja um dos nossos.

Defendemos que a economia deve, cada vez mais, falar de cultura, pois ela é a base fundamental da criatividade e da imaginação, imprescindíveis para a produtividade e competitividade de qualquer setor.

Desenvolvemos, por isso, a nossa assinatura de marca – building culture – que nos define como principais players no mercado cultural português. É aí que reside a nossa proposta de valor, a fórmula da nossa competitividade.

P1170453 2
Livros no aniversário
02/08/2024
No aniversário dos nossos trabalhadores oferecemos um livro.
P1236064
Bibliotecas em obra
Fruto de um concurso para estimular a criatividade e inovação em obra, surgiu a ideia da biblioteca em obra, por parte de um dos nossos trabalhadores. A partir de 2024, todas as nossas obras passaram a estar contempladas com um espaço de leitura com dezenas de título técnicos, mas também de prosa e poesia.
GPL 2019 regulamento
Grande Prémio de Literatura dst
Promovemos, há quase 30 anos, o “Grande Prémio de Literatura dst”, de âmbito nacional, que tem um funcionamento rotativo, premiando num ano uma obra de prosa e, no seguinte, uma obra de poesia.
P1066568
dst - vivos nas livrarias
Mensalmente, levamos autores portugueses a lerem contos das suas obras nas livrarias que resistem nas cidades de todo o país. O que pretendemos com esta iniciativa é fundar uma tradição de leituras públicas em Portugal, ao mesmo tempo que procuramos descentralizar a cultura.
Companhia de Teatro de Braga
CTB
Apoiamos a Companhia de Teatro de Braga há mais de 30 anos e durante a pandemia asseguramos o pagamento de salários a todos os seus membros.
e5381500 4c12 4c2c a13a 20a59d90e8f9
Plano Nacional de Leitura
Todos os meses, o Plano Nacional de Leitura convida uma instituição a sugerir livros para todos os seus dias. Em maio de 2024, e pela primeira vez, o convite foi endereçado a uma personalidade, José Teixeira. Coube ao nosso presidente fazer as suas sugestões literárias do mês de maio que contaram com diversos títulos.

Consulte a listagem aqui.
lista vencedores gpl
Vencedores Grande Prémio de Literatura dst
1995
“Presságios do Sul”, José Manuel Mendes

1996
“A Porta Fechada”, Orlando de Albuquerque

1997
“A Noite Dividida”, Sebastião Alba

1998
“Geografia do Medo”, Francisco Duarte Mangas

1999
“Um Segredo Guarda o Mundo”, Firmino Mendes

2000
“Vidas Vencidas”, Maria Ondina Braga

2001
“A Imposição das Mãos”, Vergílio Alberto Vieira

2002
“Fluviais”, José Leon Machado

2003
“O Voo da Serpente”, Vergílio Alberto Vieira

2004
“Fantasia para Dois Coronéis e uma Piscina”, Mário de Carvalho

2005
“Repercussão”, Gastão Cruz

2006
“A Sopa”, Filomena Marona Beja

2007
“Geometria Variável”, Nuno Júdice

2008
“O Cónego”, A. M. Pires Cabral

2009
“A Terceira Mão”, Manuel Gusmão

2010
“Myra”, Maria Velho da Costa

2012
“O Verdadeiro Ator”, Jacinto Lucas Pires

2013
“De Amore”, Armando Silva Carvalho

2015
“Cláudio e Constantino”, Luísa Costa Gomes

2016
“Bairro Ocidental”, Manuel Alegre

2017
“Astronomia”, Mário Cláudio

2018
“Oblívio”, Daniel Jonas

2019
“Estuário”, Lídia Jorge

2020
"Junto à Pedra", Fernando Guimarães

2021
"Livro de Vozes e Sombras", João de Melo

2022
"Movimento", João Luís Barreto Guimarães

2023
"O regresso de Júlia Mann a Paraty", Teolinda Gersão

2024
"Desaparecimento Progressivo", José Viale Moutinho
Feira do Livro 2014
Feira do Livro de Braga
Somos o principal patrocinador da Feira do Livro de Braga, desde 1995, através de um donativo de 7.500€.
rum
Livros com RUM
Desde fevereiro de 2015 que apoiamos o programa semanal da Rádio Universitária do Minho, Livros com RUM, bem como o ciclo mensal A Literatura e os Autores ao vivo, por onde já passaram nomes premiados como Manuel Alegre e Mário Cláudio, Germano Silva, Valter Hugo Mãe e Afonso Cruz.
capadobra
Somos os mecenas do DOBRA, o Festival de Cinema Documental de Braga, que resulta de sinergias entre várias instituições e que se destaca pelo seu cariz predominantemente pedagógico. O DOBRA teve a sua primeira edição em 2019, numa iniciativa promovida pela equipa do Plano Nacional de Cinema do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante (PNC-AECA), em colaboração com o Espaço Vita e que contou com a programação do Porto/Post/Doc.
4. simposio dstgroup
Oferta de diversas obras de arte ao Município de Braga, para colocação em espaço público. Algumas dessas obras têm sido criadas com resíduos industriais das nossas fábricas e das nossas obras, com o intuito de dar resposta às questões da economia circular.
22548951 1829259984032129 4047555945843657921 o
UMinho e dstgroup inauguram Escultura em homenagem ao professor Vítor Aguiar e Silva
O dstgroup, a Universidade do Minho, o Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) e o Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S), inauguraram a escultura Artes, Humanidades e Engenharia, da autoria de Raúl Ferreira, em homenagem a Vítor Aguiar e Silva, professor catedrático do ILCH. A cerimónia inaugural realizou-se no Campus de Gualtar, em Braga, e contou com a presença do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, do então reitor da UMinho, António M. Cunha, do presidente do ILCH, João Cardoso Rosas, do presidente do dstgroup José Teixeira, do diretor do IB-S, Tiago Miranda, e de Vítor Aguiar e Silva.
Encontros da Imagem
Apoiamos os Encontros da Imagem com 12.500€ para a promoção, divulgação e realização do Prémio Internacional de Fotografia.
Entrega premio JA
Concedemos, em conjunto com a Ordem dos Arquitetos, um Prémio de Crítica JA/dst e um Prémio de Dossier Fotográfico JA/dst.
rum jazz dst
Fomos mecenas exclusivo do projeto RUM c/ Jazz, uma iniciativa da Rádio Universitária do Minho, inserida no âmbito das comemorações do 16º aniversário do Programa "Só Jazz", de José Carlos Santos.
Simposio escultura
Realizámos um Simpósio de Escultura – “Arte na Cidade” – no centro de Braga, convidando os alunos das escolas do concelho a interagir com quatro escultores que, durante duas semanas, trabalharam as suas peças ao vivo. Oferecemos uma das peças à cidade de Braga.
OJ.COM
Fomos mecenas exclusivo da OJ.COM – Orquestra Jovem dos Conservatórios Oficiais de Música em 2014.
Apoiámos a exposição e catálogos “Braga d’ Outros Tempos”, produzidos a partir do arquivo da Fotografia Aliança.
redes PL 24 H novo 3
Regulamento Prémio de Literatura dstangola/Camões 2024
Estão encerradas as candidaturas para a VI edição do Prémio de Literatura dst angola/Camões. Em breve divulgamos o vencedor.
P1035308
Bibliotecas
01/08/2024
Dispomos de duas bibliotecas no nosso campus com milhares de obras. Nos escritórios centrais encontramos a “Bernardo Soares, o guarda-livros” e no edifício Maria do Alívio Gonçalves Teixeira a “Clarice Lispector”. Todos os livros podem ser requisitados de forma gratuita.
1966768
Movimentos de leitura
Dinamizamos dois movimentos de leitura internos: a “Leitura furiosa às quintas” através da qual os nossos trabalhadores são incentivados a partilhar com a Clarisse (o nosso alter ego literário) algo que leram, sejam livros, artigos, notícias, entre outros. Estes textos são depois partilhados com todos e é promovida uma reunião com diversos departamentos, todas as quintas-feiras de manhã, para debate dos temas; e a série “o que ando a ler” que parte de sugestões de leitura do nosso presidente, todas as sextas-feiras ao final do dia.
1. GPL ANGOLA
Prémio de Literatura dstangola/Camões
Desde 2019 que levamos a nossa intervenção cultural além-fronteiras com a criação do “Prémio de Literatura dstangola/Camões”, para o território angolano.
P1000339
Ler ao café
No decorrer das comemorações do Grande Prémio de Literatura de 2023 lançamos a iniciativa «Ler ao Café» que disponibiliza os livros vencedores do prémio, dos últimos 28 anos, nos cafés emblemáticos da cidade de Braga. Mais de 270 livros, com o objetivo de aproximar os cidadãos da literatura, promovendo hábitos de leitura.
9075860e 2e7b 4ce1 b239 dc7bfddfeb4a
UTOPIA
Durante mais de 30 anos fomos o principal mecenas da Feira do Livro de Braga, iniciativa que em 2023 deu lugar a um Festival Literário da cidade, o UTOPIA. Continuamos a apoiar as iniciativas culturais da cidade pelo que nos associamos a este festival, promovendo uma sessão com o Filósofo e Sociólogo francês, Gilles Lipovetsky, e um concerto com a artista Malu Magalhães. Lançamos, ainda, o projeto «dst – vivos nas livrarias».
2. premio zet vencedor
Prémio Arte em Espaço Público & Sustentabilidade
Lançámos, no início do ano de 2020, em parceria com a zet gallery, o Prémio Arte em Espaço Público & Sustentabilidade, que contou com o apoio do IB-S da Universidade do Minho. O objetivo centrou-se em desafiar artistas a criar obras de arte a partir de resíduos industriais. A primeira edição do prémio contou com 25 candidaturas nacionais e internacionais e consagrou como vencedor o italiano Lorenzo Bordonaro, com “Refúgio”, uma escultura habitável. A obra de arte vencedora foi implementada no município de Braga.
Vencedores Prémio de Literatura dstangola/Camões
2019
“Noite Vertical”, Zetho Cunha Gonçalves

2020
“Sua Excelência, de Corpo Presente”, Pepetela

2021
“Eutópsia eutopia virada do euverso”, Benjamim M’Bakassy

2022
“Margens e Travessias”, Boaventura Cardoso

2023
"Diário do Medo", João Melo
Apoiamos a edição de vários livros de prosa, poesia e fotografia de autores nacionais, incluindo colaboradores da empresa. Apoiamos também as edições de revistas e newsletters de diversas escolas.
8. catedra
Cátedra dst/IB-S - Construção do Futuro: Automação e Modularização
Lançámos a Cátedra dst/IB-S - Construção do Futuro: Automação e Modularização, um projeto pioneiro do dstgroup, em parceria com o Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S) da Universidade do Minho. A cátedra desenvolve investigação fundamental e tecnológica, em próxima colaboração connosco, de modo a repensar e reinventar a indústria da construção, contribuindo para o aumento da competitividade, eficiência e sustentabilidade do setor da construção.
7. protocolo gulbenkian
Protocolo de mecenato cultural com uma escola pública de Braga ligada às artes, desde 2018.
3. bysteel trinity obras de arte
Promoção do Simpósio “Arte e Sustentabilidade”, em 2018, que decorreu pelas ruas da cidade de Braga, com o objetivo de mostrar a estreita ligação existente entre Arte Contemporânea, Sustentabilidade e Economia Circular.
Emergentes dst 2016
Emergentes dst
Promovemos anualmente, desde 2010, o Prémio Internacional de Fotografia Emergentes dst, que visa premiar o melhor portfólio de Fotografia Contemporânea com um prémio de 7.500 €.
maias dst
Criámos um tributo à obra “Os Maias”, de Eça de Queiroz, através de uma curta-metragem interpretada pelos colaboradores da empresa.
mao morta dst
Fomos mecenas exclusivo na comemoração dos 20 anos de carreira do grupo musical bracarense "Mão Morta".
dst mecenas bienal cerveira
Apoiamos a Bienal de Cerveira e temos participação no Conselho de Administração da Fundação.
comedias minho dst
Através da Ventominho, da qual somos acionistas, apoiamos as Comédias do Minho, uma associação para a promoção das atividades e dos valores culturais do Vale do Minho, com um valor de 100.000€ por ano, atingindo já em 2014 os 900.000€.
noite enganos dst
Apoiámos, em 2006, a Peça de Teatro "Noite de Enganos" no Teatro Mundial, em Lisboa.
fase candidaturas gpl23 h
Regulamento GPL 2023
Consulte aqui o regulamento da XXVIII edição do Grande Prémio de Literatura dst - candidaturas encerradas.
redes PL 24 H novo 3
Regulamento Prémio de Literatura dstangola/Camões 2024
Estão encerradas as candidaturas para a VI edição do Prémio de Literatura dst angola/Camões. Em breve divulgamos o vencedor.
P1170453 2
Livros no aniversário
02/08/2024
No aniversário dos nossos trabalhadores oferecemos um livro.
P1035308
Bibliotecas
01/08/2024
Dispomos de duas bibliotecas no nosso campus com milhares de obras. Nos escritórios centrais encontramos a “Bernardo Soares, o guarda-livros” e no edifício Maria do Alívio Gonçalves Teixeira a “Clarice Lispector”. Todos os livros podem ser requisitados de forma gratuita.
P1236064
Bibliotecas em obra
Fruto de um concurso para estimular a criatividade e inovação em obra, surgiu a ideia da biblioteca em obra, por parte de um dos nossos trabalhadores. A partir de 2024, todas as nossas obras passaram a estar contempladas com um espaço de leitura com dezenas de título técnicos, mas também de prosa e poesia.
1966768
Movimentos de leitura
Dinamizamos dois movimentos de leitura internos: a “Leitura furiosa às quintas” através da qual os nossos trabalhadores são incentivados a partilhar com a Clarisse (o nosso alter ego literário) algo que leram, sejam livros, artigos, notícias, entre outros. Estes textos são depois partilhados com todos e é promovida uma reunião com diversos departamentos, todas as quintas-feiras de manhã, para debate dos temas; e a série “o que ando a ler” que parte de sugestões de leitura do nosso presidente, todas as sextas-feiras ao final do dia.
GPL 2019 regulamento
Grande Prémio de Literatura dst
Promovemos, há quase 30 anos, o “Grande Prémio de Literatura dst”, de âmbito nacional, que tem um funcionamento rotativo, premiando num ano uma obra de prosa e, no seguinte, uma obra de poesia.
1. GPL ANGOLA
Prémio de Literatura dstangola/Camões
Desde 2019 que levamos a nossa intervenção cultural além-fronteiras com a criação do “Prémio de Literatura dstangola/Camões”, para o território angolano.
P1066568
dst - vivos nas livrarias
Mensalmente, levamos autores portugueses a lerem contos das suas obras nas livrarias que resistem nas cidades de todo o país. O que pretendemos com esta iniciativa é fundar uma tradição de leituras públicas em Portugal, ao mesmo tempo que procuramos descentralizar a cultura.
P1000339
Ler ao café
No decorrer das comemorações do Grande Prémio de Literatura de 2023 lançamos a iniciativa «Ler ao Café» que disponibiliza os livros vencedores do prémio, dos últimos 28 anos, nos cafés emblemáticos da cidade de Braga. Mais de 270 livros, com o objetivo de aproximar os cidadãos da literatura, promovendo hábitos de leitura.
Companhia de Teatro de Braga
CTB
Apoiamos a Companhia de Teatro de Braga há mais de 30 anos e durante a pandemia asseguramos o pagamento de salários a todos os seus membros.
9075860e 2e7b 4ce1 b239 dc7bfddfeb4a
UTOPIA
Durante mais de 30 anos fomos o principal mecenas da Feira do Livro de Braga, iniciativa que em 2023 deu lugar a um Festival Literário da cidade, o UTOPIA. Continuamos a apoiar as iniciativas culturais da cidade pelo que nos associamos a este festival, promovendo uma sessão com o Filósofo e Sociólogo francês, Gilles Lipovetsky, e um concerto com a artista Malu Magalhães. Lançamos, ainda, o projeto «dst – vivos nas livrarias».
e5381500 4c12 4c2c a13a 20a59d90e8f9
Plano Nacional de Leitura
Todos os meses, o Plano Nacional de Leitura convida uma instituição a sugerir livros para todos os seus dias. Em maio de 2024, e pela primeira vez, o convite foi endereçado a uma personalidade, José Teixeira. Coube ao nosso presidente fazer as suas sugestões literárias do mês de maio que contaram com diversos títulos.

Consulte a listagem aqui.
2. premio zet vencedor
Prémio Arte em Espaço Público & Sustentabilidade
Lançámos, no início do ano de 2020, em parceria com a zet gallery, o Prémio Arte em Espaço Público & Sustentabilidade, que contou com o apoio do IB-S da Universidade do Minho. O objetivo centrou-se em desafiar artistas a criar obras de arte a partir de resíduos industriais. A primeira edição do prémio contou com 25 candidaturas nacionais e internacionais e consagrou como vencedor o italiano Lorenzo Bordonaro, com “Refúgio”, uma escultura habitável. A obra de arte vencedora foi implementada no município de Braga.
lista vencedores gpl
Vencedores Grande Prémio de Literatura dst
1995
“Presságios do Sul”, José Manuel Mendes

1996
“A Porta Fechada”, Orlando de Albuquerque

1997
“A Noite Dividida”, Sebastião Alba

1998
“Geografia do Medo”, Francisco Duarte Mangas

1999
“Um Segredo Guarda o Mundo”, Firmino Mendes

2000
“Vidas Vencidas”, Maria Ondina Braga

2001
“A Imposição das Mãos”, Vergílio Alberto Vieira

2002
“Fluviais”, José Leon Machado

2003
“O Voo da Serpente”, Vergílio Alberto Vieira

2004
“Fantasia para Dois Coronéis e uma Piscina”, Mário de Carvalho

2005
“Repercussão”, Gastão Cruz

2006
“A Sopa”, Filomena Marona Beja

2007
“Geometria Variável”, Nuno Júdice

2008
“O Cónego”, A. M. Pires Cabral

2009
“A Terceira Mão”, Manuel Gusmão

2010
“Myra”, Maria Velho da Costa

2012
“O Verdadeiro Ator”, Jacinto Lucas Pires

2013
“De Amore”, Armando Silva Carvalho

2015
“Cláudio e Constantino”, Luísa Costa Gomes

2016
“Bairro Ocidental”, Manuel Alegre

2017
“Astronomia”, Mário Cláudio

2018
“Oblívio”, Daniel Jonas

2019
“Estuário”, Lídia Jorge

2020
"Junto à Pedra", Fernando Guimarães

2021
"Livro de Vozes e Sombras", João de Melo

2022
"Movimento", João Luís Barreto Guimarães

2023
"O regresso de Júlia Mann a Paraty", Teolinda Gersão

2024
"Desaparecimento Progressivo", José Viale Moutinho
Vencedores Prémio de Literatura dstangola/Camões
2019
“Noite Vertical”, Zetho Cunha Gonçalves

2020
“Sua Excelência, de Corpo Presente”, Pepetela

2021
“Eutópsia eutopia virada do euverso”, Benjamim M’Bakassy

2022
“Margens e Travessias”, Boaventura Cardoso

2023
"Diário do Medo", João Melo
Feira do Livro 2014
Feira do Livro de Braga
Somos o principal patrocinador da Feira do Livro de Braga, desde 1995, através de um donativo de 7.500€.
Apoiamos a edição de vários livros de prosa, poesia e fotografia de autores nacionais, incluindo colaboradores da empresa. Apoiamos também as edições de revistas e newsletters de diversas escolas.
rum
Livros com RUM
Desde fevereiro de 2015 que apoiamos o programa semanal da Rádio Universitária do Minho, Livros com RUM, bem como o ciclo mensal A Literatura e os Autores ao vivo, por onde já passaram nomes premiados como Manuel Alegre e Mário Cláudio, Germano Silva, Valter Hugo Mãe e Afonso Cruz.
8. catedra
Cátedra dst/IB-S - Construção do Futuro: Automação e Modularização
Lançámos a Cátedra dst/IB-S - Construção do Futuro: Automação e Modularização, um projeto pioneiro do dstgroup, em parceria com o Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S) da Universidade do Minho. A cátedra desenvolve investigação fundamental e tecnológica, em próxima colaboração connosco, de modo a repensar e reinventar a indústria da construção, contribuindo para o aumento da competitividade, eficiência e sustentabilidade do setor da construção.
capadobra
Somos os mecenas do DOBRA, o Festival de Cinema Documental de Braga, que resulta de sinergias entre várias instituições e que se destaca pelo seu cariz predominantemente pedagógico. O DOBRA teve a sua primeira edição em 2019, numa iniciativa promovida pela equipa do Plano Nacional de Cinema do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante (PNC-AECA), em colaboração com o Espaço Vita e que contou com a programação do Porto/Post/Doc.
7. protocolo gulbenkian
Protocolo de mecenato cultural com uma escola pública de Braga ligada às artes, desde 2018.
4. simposio dstgroup
Oferta de diversas obras de arte ao Município de Braga, para colocação em espaço público. Algumas dessas obras têm sido criadas com resíduos industriais das nossas fábricas e das nossas obras, com o intuito de dar resposta às questões da economia circular.
3. bysteel trinity obras de arte
Promoção do Simpósio “Arte e Sustentabilidade”, em 2018, que decorreu pelas ruas da cidade de Braga, com o objetivo de mostrar a estreita ligação existente entre Arte Contemporânea, Sustentabilidade e Economia Circular.
22548951 1829259984032129 4047555945843657921 o
UMinho e dstgroup inauguram Escultura em homenagem ao professor Vítor Aguiar e Silva
O dstgroup, a Universidade do Minho, o Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) e o Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S), inauguraram a escultura Artes, Humanidades e Engenharia, da autoria de Raúl Ferreira, em homenagem a Vítor Aguiar e Silva, professor catedrático do ILCH. A cerimónia inaugural realizou-se no Campus de Gualtar, em Braga, e contou com a presença do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, do então reitor da UMinho, António M. Cunha, do presidente do ILCH, João Cardoso Rosas, do presidente do dstgroup José Teixeira, do diretor do IB-S, Tiago Miranda, e de Vítor Aguiar e Silva.
Emergentes dst 2016
Emergentes dst
Promovemos anualmente, desde 2010, o Prémio Internacional de Fotografia Emergentes dst, que visa premiar o melhor portfólio de Fotografia Contemporânea com um prémio de 7.500 €.
Encontros da Imagem
Apoiamos os Encontros da Imagem com 12.500€ para a promoção, divulgação e realização do Prémio Internacional de Fotografia.
maias dst
Criámos um tributo à obra “Os Maias”, de Eça de Queiroz, através de uma curta-metragem interpretada pelos colaboradores da empresa.
Entrega premio JA
Concedemos, em conjunto com a Ordem dos Arquitetos, um Prémio de Crítica JA/dst e um Prémio de Dossier Fotográfico JA/dst.
mao morta dst
Fomos mecenas exclusivo na comemoração dos 20 anos de carreira do grupo musical bracarense "Mão Morta".
rum jazz dst
Fomos mecenas exclusivo do projeto RUM c/ Jazz, uma iniciativa da Rádio Universitária do Minho, inserida no âmbito das comemorações do 16º aniversário do Programa "Só Jazz", de José Carlos Santos.
dst mecenas bienal cerveira
Apoiamos a Bienal de Cerveira e temos participação no Conselho de Administração da Fundação.
Simposio escultura
Realizámos um Simpósio de Escultura – “Arte na Cidade” – no centro de Braga, convidando os alunos das escolas do concelho a interagir com quatro escultores que, durante duas semanas, trabalharam as suas peças ao vivo. Oferecemos uma das peças à cidade de Braga.
comedias minho dst
Através da Ventominho, da qual somos acionistas, apoiamos as Comédias do Minho, uma associação para a promoção das atividades e dos valores culturais do Vale do Minho, com um valor de 100.000€ por ano, atingindo já em 2014 os 900.000€.
OJ.COM
Fomos mecenas exclusivo da OJ.COM – Orquestra Jovem dos Conservatórios Oficiais de Música em 2014.
noite enganos dst
Apoiámos, em 2006, a Peça de Teatro "Noite de Enganos" no Teatro Mundial, em Lisboa.
Apoiámos a exposição e catálogos “Braga d’ Outros Tempos”, produzidos a partir do arquivo da Fotografia Aliança.
fase candidaturas gpl23 h
Regulamento GPL 2023
Consulte aqui o regulamento da XXVIII edição do Grande Prémio de Literatura dst - candidaturas encerradas.