• Engenharia & Construção
  • Ambiente
  • Telecomunicações
  • Energias renováveis
  • Ventures
  • Real estate
Explore as nossas áreas de negócio
As grandes histórias escrevem-se com valores no coração dos homens.
Explore os nossos valores...
Fotografia por Luís Pinto, finalista do Prémio Emergentes dst 2011.

Respeito. (do lat. respectu) s.m. 1. ato ou efeito de respeitar; 2. consideração; apreço; 3. deferência; acatamento; veneração; 4. homenagem; culto; 5. relação; referência…

Acreditamos que todos devem ser respeitados pelo seu trabalho, pelas suas atitudes, opiniões e opções.

Fotografia por Mila Teshaieva, finalista do Prémio Emergentes dst 2011.

Rigor. (do lat. rigore) s.m. 1. dureza; força; 2.fig., severidade; pontualidade; exatidão.

Não existe "mais ou menos nivelado", "mais ou menos aprumado", "mais ou menos limpo" ou "mais ou menos seguro", mas sim "nivelado", "aprumado", "limpo e seguro". O rigor reflete-se nos nossos procedimentos, no horário e nas regras a cumprir. Ser severo, do ponto de vista dos princípios e da moral, é ser rigoroso.

Fotografia por , finalista do Prémio Emergentes dst 2012.

Paixão. (do lat. passione) s.f. 1. sentimento intenso e geralmente violento (de afeto, alegria, ódio, etc.) que dificulta o exercício de uma lógica imparcial; 2. objeto desse sentimento; 3. grande predileção; 4. parcialidade; 5. grande desgosto; sofrimento imenso…

Sob o signo da paixão - texto da poetisa Regina Guimarães - é o nosso ícone. Paixão é ter grande entusiasmo por alguma coisa, ânimo favorável ou contrário a algo.
É a sensibilidade que um engenheiro ou arquiteto transmite através de uma obra.
Paixão é a entrega a um projeto. Paixão é um estado de alma quente.

Fotografia por Jakub Karwowski, finalista do Prémio Emergentes dst 2012.

Lealdade. (do lat. legalitate) s.f. qualidade de leal; fidelidade; sinceridade.

Respeito aos princípios e regras que norteiam a honra e a probidade. Fidelidade dos compromissos e contratos assumidos, presença de caráter.
Ser leal com os parceiros de negócio, com quem de nós depende e de quem dependemos. Ser confiável por ser leal.

Fotografia por Ian Lieske, finalista do Prémio Emergentes dst 2011.

Solidariedade. (do lat. solidare) s.f. 1. qualidade de solidário; 2. responsabilidade recíproca entre elementos de um grupo social, profissional, etc.; 3. sentimento de partilha de sofrimento alheio.

Ser solidário é ser amigo, é estender a mão com generosidade genuína, é levar alegria e calor humano a quem de alguma forma está marginalizado. Ser solidário é ser mais humano. Uma empresa solidária é reconhecida como uma empresa justa e não egoísta. Uma empresa solidária é preferida nos negócios. É uma empresa mais competitiva. O voluntariado é um veículo para a solidariedade. É moderno, justo, culto, amigo, é um gesto nobre e de elevação moral.

Fotografia por Clarence Gorton, finalista do Prémio Emergentes dst 2012.

Coragem. (do lat. coraticum) s.f. 1. bravura face a um perigo, intrepidez, ousadia; 2. força moral ante um sofrimento ou revés; 3. [fig.] energia na execução de uma tarefa difícil, perseverança.

A coragem é essencial na nossa vida. Coragem para enfrentar situações menos simpáticas nos temas mais difíceis, não esperando resoluções ao acaso.
É um valor que devemos evidenciar por oposição ao medo, à cobardia e à preguiça. Coragem para reagir a uma crítica não com uma atitude de desmotivação ou tristeza, mas antes procurar o meio e a ação para superar o seu motivo. Recomenda-se muito este tipo de coragem, que é também uma coragem intelectual.

Fotografia por Filipa Alves, finalista do Prémio Emergentes dst 2011.

Ambição. (do lat. ambitione) s.f. 1. desejo veemente de riqueza, honras ou glórias; 2. expectativa em relação ao futuro, aspiração; 3. cobiça, ganância.

Anseio veemente de alcançar determinado objetivo. Ambição para não nos resignarmos. Ambição por tirar o maior potencial de nós próprios. Ambição para nos merecermos. Ambição para sermos atletas na nossa profissão de alta competição. Ambição para bater as nossas marcas. Ambição para fazermos os melhores negócios com o máximo de valor à custa da mais alta competência e eficiência.

Fotografia por Scarlett Coten, finalista do Prémio Emergentes dst 2011.

Estética. (do grego aisthetiké, «sensitivo») n.f. 1. FILOSOFIA ramo da filosofia que estuda o belo e a natureza dos fenómenos artísticos; 2. estilo próprio de um autor, época, etc.; 3. harmonia de formas e cores, beleza; 4. conjunto de técnicas e tratamentos que têm por objetivo o embelezamento do corpo.

Optamos por fundar a economia da empresa numa imagem culta, cosmopolita e cool. Estética porque é um estado de ser com charme. Estética porque somos sustentáveis e respeitamos o planeta. Estética porque somos sensíveis. Estética porque sim.

Fotografia por Karl Erik Brondbo, finalista do Prémio Emergentes dst 2011.

Responsabilidade. (do lat. respondere) s.f. obrigação de responder pelas ações próprias, pelas dos outros ou pelas coisas confiadas.

Temos de ter a certeza que, perante uma escolha, escolhemos o que é melhor para os dois e não apenas o melhor para cada um. Cada trabalhador é responsável pela sua atividade negociada e corresponsável se o colega não cumprir a sua, impedindo o objetivo comum. Uma equipa é o conjunto - é o todo. No jogo empresarial, como no social ou familiar, todos têm de cumprir na sua posição relativa e todos devem contribuir para que, por omissão, não permitamos que um dos nossos não seja um dos nossos.

3. dstgroup e ipca
16/09/2025
dstgroup e IPCA lançam novos cursos técnicos

Construir

dstgroup e Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) lançam nova edição dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais desenhados para responder às necessidades do sector. O grupo prepara ainda o lançamento de uma plataforma de aprendizagem de idiomas para seus trabalhadores.

O dstgroup, em parceria com o Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), reforça o investimento na promoção dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP). Este projeto, que já soma várias edições em diferentes áreas, tem como objetivo criar uma ponte entre a escola e o mercado de trabalho, garantindo mão de obra altamente desenvolvida e especializada em sectores estratégicos da economia.

Com a duração de dois anos – três semestres de aulas teóricas e práticas, seguidos de um semestre de estágio curricular (Formação em Contexto de Trabalho), os CTeSP oferecem uma formação curta, prática e altamente orientada para as necessidades do mercado.

"O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) esteve, desde o início da criação dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSPs) em 2014, muito empenhado nesta oferta educativa, acreditando ser importante para o território, tanto mais que a criação de vagas para estes cursos obriga a projetos protocolares com entidades de acolhimento, proporcionando assim o interesse dos seus estudantes para o mercado de trabalho. Foi neste contexto que o IPCA foi desafiado pelo dstgroup para o desenvolvimento, em conjunto, de alguns CTeSPs com conteúdos programáticos muito orientados para as necessidades das diferentes áreas de negócio, e algumas vezes lecionados por quadros superiores do dstgroup, sempre empenhados na melhoria do talento na região”, afirma Maria José Fernandes, presidente do IPCA.

Alguns cursos foram mesmo desenhados com base nos insumos fornecidos pelo dstgroup e contam com a participação de trabalhadores das empresas do grupo como formadores, garantindo uma ligação direta entre a academia e a realidade do setor.

"Contudo, este efeito do aumento da qualificação extravasa o contexto dstgroup, no sentido em que contamina com a possibilidade e interesse de estudar de muitos outros estudantes que se acercam do ensino superior para melhorar as suas competências, e que muitas vezes frequentam cursos pensados ​​em colaboração com o dstgroup. Tem servido também para despertar o interesse de outras empresas da região para se abordarem da academia, e em particular do IPCA, para replicar o sucesso da colaboração com o dstgroup", acrescenta a mesma.

Atualmente, o dstgroup promove, em colaboração com o IPCA, cursos como Preparação e Gestão de Obra (3.ª edição), Gestão de Redes e Telecomunicações Avançadas (3.ª edição, dstelecom), Soldadura Avançada (7.ª edição, bysteel), Preparação e Fabrico de Estruturas Modelares (3.ª edição, bysteel) e Apoio à Gestão (este último já está em curso, com trabalhadores do grupo).

As inscrições estão a decorrer e destinam-se a jovens que concluíram o 12.º ano, adultos em reconversão profissional e trabalhadores do dstgroup que procuram atualizar ou aprofundar competências.

O grupo financeiro as inscrições dos seus trabalhadores e garante oportunidades de estágio no seu seio, reforçando o compromisso com a valorização interna do capital humano.

“Um trabalhador é tanto mais livre quanto mais conhecimento agregar. Um trabalhador quanto mais livre, mais competitivo e mais compreensivo fica. A formação é tanto do interesse do trabalhador quanto do interesse da empresa. Uma empresa com trabalhadores assim fica obrigada a ser uma empresa justa e humanista”, expressou o presidente do Conselho de Administração do dstgroup, José Teixeira.

Com uma taxa de empregabilidade elevada, estes cursos respondem às carências de mão de obra desenvolvidas em áreas críticas para o desenvolvimento da economia nacional.

Paralelamente ao CTeSP, o dstgroup prepara o lançamento de uma nova plataforma de aprendizagem de línguas destinada a todos os seus trabalhadores, reforçando uma estratégia de valorização contínua de competências e de criação de oportunidades de crescimento pessoal e profissional.